Audiovisual

Passo a passo para tirar fotos de produtos com o smartphone

Preparamos um guia rápido para você fotografar os seus produtos com qualidade utilizando um celular comum

Você sabia que é possível tirar fotos dos produtos da sua loja virtual usando um smartphone comum?

É verdade que a imagem da vitrine deve ser um dos fatores mais importantes a se considerar numa estratégia de vendas online, afinal de contas, será por meio dela que o cliente entenderá melhor aquilo que deseja comprar. E por mais que isso possa parecer decisivo no negócio, não significa que você tenha que gastar um caminhão de dinheiro com câmeras, estúdios ou profissionais de edição para conseguir uma boa fotografia.

Mesmo os celulares de entrada disponíveis no mercado contam com câmeras potentes capazes de capturar imagens de qualidade. Tudo que você precisa fazer é decidir que tipo de imagem sua loja precisa no momento e seguir algumas dicas simples que separamos a seguir.

Esse passo a passo foi pensado para quem precisa produzir fotos still, aquelas com o fundo branco que geralmente ficam nas vitrines dos e-commerces.

Veja também: Como os anúncios de produtos do seu site podem ajudar o seu negócio a sobreviver em tempos de crise

Quais fotos eu posso produzir com o celular?

Como dito anteriormente, antes de começar a fotografar os seus produtos, é preciso decidir para qual finalidade as fotos serão usadas. Dentro de uma loja virtual, você pode usar fotos para criar banners, preencher vitrines e até mesmo ilustrar uma página de produto.

Apesar de não ser uma regra, é aconselhado que as fotos da vitrine tenham sempre o fundo branco (fotos still). Além de manter o foco total do produto, elas deixam a home da sua loja mais limpa e menos cansativa para o cliente.

Já as fotos ambientadas são ótimas para ilustrar as páginas do produto, pois, além de ajudar o cliente a entender melhor a mercadoria, se elas forem bem produzidas, podem despertar o desejo de compra de quem as vê.

Nós vamos começar com a produção de fotos still, pois são as imagens que mais irão impactar o cliente. Reserve um espaço na sua casa para montarmos um “mini estúdio” fotográfico usando itens simples que podem ser encontrados em qualquer papelaria.

Ah, e não se esqueça do celular, nossa principal ferramenta!

Como tirar fotos dos produtos com smartphone

Para a tirar as fotos dos seus produtos com um fundo branco é preciso seguir algumas regras de iluminação e desenvolver uma espécie de “fundo infinito” para que a imagem não saia com muitas sombras. Isso pode até parecer complicado no começo, mas é simples de resolver.

Vamos criar um “mini estúdio” fotográfico dentro da sua casa utilizando itens comuns que podem ser encontrados em qualquer papelaria.

Veja o que você vai precisar:

Materiais utilizados

  • Caixa de papelão
  • Papel vegetal
  • Cartolina
  • Estilete
  • Fita crepe
  • Régua
  • Lápis
  • Luminárias (lâmpadas brancas ou leds)

Passo a passo para fotografar com o celular

Agora que você já está com os materiais a disposição, reserve um espaço na sua casa para montarmos o nosso “mini estúdio” fotográfico.

Siga os passos a seguir:

Faça três aberturas na caixa, uma em cada lateral e outra na parte superior, deixando uma margem de, no mínimo, 3cm. Estes serão os espaços que a iluminação passará.

Coloque o papel vegetal em todas as aberturas para funcionar como um difusor. Isso deixará a luz mais uniforme e sem muita sombra.

Coloque a cartolina na cor branca no fundo da caixa, de forma que não fique dobrada ou amassada. Ela será nosso “fundo infinito”. A base será o lado da caixa sem o papel vegetal.

Posicione as lâmpadas e os leds sempre nas aberturas com o papel vegetal de acordo com a imagem. Agora é só colocar o produto no centro da base e posicionar o celular para fotografar.

Pronto!

Imagem feita com mini estúdio fotográfico
Esta imagem foi feita com a ajuda do mini estúdio fotográfico. Note que o fundo branco infinito deixa o produto totalmente destacado na imagem,  eliminando o excesso de sobra.

 

Dicas para fotografar produtos com o celular

Com o “mini estúdio” montado, você já pode testá-lo fotografando alguns produtos. Com a prática, você verá que algumas mercadorias precisarão de mais ou menos luz para chegarem a um resultado satisfatório.

Veja outras dicas que podem fazer a diferença nos seus clicks:

  • Utilize a câmera mais potente do seu smartphone para fotografar.
  • Lembre-se de utilizar a câmera sempre na horizontal para facilitar o enquadramento.
  • Não use flash! Isso pode distorcer as cores da foto e alterar a sombra natural do produto.
  • Se preferir, use um pequeno tripé para posicionar o celular. Além de evitar que as fotos tenham um enquadramento diferente uma das outras, isso evita a fadiga.
  • Faça uma pré-produção do produto que será fotografado. Veja se ele não está sujo ou amaçado.
  • Sempre use a capacidade máxima de resolução do seu aparelho para facilitar na hora da edição
  • Depois de fotografar, faça uma edição das fotos para garantir um melhor resultado. Com o “mini estúdio”, você não terá tanto trabalho nessa etapa, pois as fotos devem sair praticamente nas melhores condições.
  • Antes de montar o seu “mini estúdio”, cheque o tamanho dos produtos que serão fotografados. Se achar necessário, utilize uma caixa de papelão maior ou menor.

Esse “mini estúdio” foi planejado para ser utilizado com smartphones, mas nada impede de ser utilizado com uma câmera qualquer. Então aproveite para incrementar nas suas produções!

Para saber mais dicas sobre fotografia para e-commerce, continue navegando no nosso blog e conheça o trabalho de produção de imagem que a BCreative Content realiza nos sites da Americanas, Submarino e Shoptime. Ah, siga o @bcreative.360 lá no Instagram saiba tudo o que rola no mundo do e-commerce!

 

 

 

Curtiu? Comenta aí!

Escreva aqui...