Redação

Como escrever um título de produto que realmente venda

O título não é apenas uma burocracia do cadastro do produto, ele é um fator decisivo quando seu anúncio está lado a lado com o do concorrente. Vem saber mais!

Já parou para pensar que o título é uns dos primeiros contatos que o usuário tem com seu produto na internet? E você diria que tem dado a devida atenção a esse fator tão decisivo quando se trata de acessos na sua página de produto?

Bom, se está lendo esse post já é um ótimo começo.

Esse artigo vai mostrar, não só o que você precisa contemplar na construção de um título de produto eficaz, mas também explicar como o ecossistema da internet e do marketplace funciona na hora de selecionar os melhores resultados quando as pessoas buscam por um determinado produto.

O que deve conter no título

Basicamente o título de um produto deve conter as principais especificações que as pessoas buscam sobre ele, como: o nome do produto, o modelo, a marca, e até 3 atributos que o descrevam da melhor forma.

Isso porque, resumidamente, se você trabalhar apenas com, por exemplo “Jogo de Panelas” e nada mais, você vai competir com todos os resultados que trazem esse termo no título. Sem nada que o distinga, ou o afunile, dificilmente seu produto vai ser encontrado dentre tantos outros concorrentes. Isso vale tanto para o universo dos motores de buscas como dentro do próprio marketplace.

Trazendo outros fatores que descrevam o produto dentro do título, além de você ganhar uma vantagem competitiva a mais, você pode garantir que seu produto apareça para diferentes termos de busca, logo, possibilitando um aumento no tráfego para sua página.

SEO para título de produto

Esses termos podem ser facilmente encontrados em ferramentas de busca de palavras-chave ou em mecanismos de buscas como o Google, fazendo uma breve pesquisa a partir do nome do produto e verificar quais resultados no preenchimento automático são mostrados, pois esses serão alguns dos principais termos usados pelos usuários na hora de procurar determinado assunto ou produto.

Como organizar as informações dentro do título?

Para cada segmento de mercado haverá uma estrutura de título que melhor vai atender aquilo que os usuários buscam, mas aqui na Bcreative, trabalhamos também com um modelo padrão, que pode ser usado em qualquer tipo de produto:

[PRODUTO] + [MARCA] + [MODELO/SÉRIE/MATERIAL/COLEÇÃO] [ATÉ 2 ATRIBUTOS PERMITIDOS E RELEVANTES]

Essa hierarquia de informação, além de dar uma orientação de como montar e organizar um título de maneira completa, ajuda a posicionar aquelas características mais importantes logo no início do título, aspecto que pode ajudar em diversos cenários como:

  • Se o título for cortado ao aparecer no marketplace ou nos buscadores da internet, ao menos as características mais decisivas para o usuário irão aparecer por estarem posicionadas logo no início;
  • As características mais importantes como MARCA e MODELO do produto, também costumam ser as mais procuradas, e por tanto, são termos que merecem uma atenção a mais.

O Google, por exemplo, para priorizar a boa experiência dos usuários, entrega o conteúdo que julgar mais completo e que vai direto ao assunto, e para isso, existem alguns pontos-chave numa página que o ajudam a identificar essa questão, como por exemplo, o começo do primeiro parágrafo de um texto, a ULR da página e, adivinha só: os títulos.

Ou seja, quanto antes aparecer o termo principal do conteúdo, neste caso, o nome do produto, a marca, ou modelo, melhor posicionado pode ser a sua página.

Qual o tamanho ideal

Seguindo as boas práticas do marketplace e de SEO, o título ideal para seu produto deve conter entre 60 e 70 caracteres. Tamanho suficiente para uma contemplar as principais características da mercadoria de maneira objetiva e informativa.

Exemplo de título de produto na internet

Levando o ponto discutido no tópico anterior, esse tamanho vai garantir que o usuário veja as informações necessárias para levá-lo ao clique.

O que posso e não posso fazer no título de produto?

Não são bem-vistos os títulos com palavras abreviadas, erros gramaticais, caracteres especiais como @, ?, !, #, dentre outros, ou palavras inteiras em letra maiúscula.

Ao construir um título de produto, coloque a experiência do usuário em primeiro lugar, isso é muito mais assertivo do que qualquer padronização.

Gostou do conteúdo? Fique à vontade para colocar essas dicas em prática e comentar aqui embaixo o que achou. Continue acompanhando nossos artigos e dê aquela espiadinha no nosso Instagram @bcreative.360, lá também compartilhamos diversos posts bacanas 😉

Tags