Dia dos Namorados no e-commerce
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Dia dos Namorados: como preparar o seu e-commerce para receber as apostas deste ano

Veja os principais números, apostas e dicas para turbinar o seu site ou marketplace na data comemorativa mais romântica do ano
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É verdade que o Dia dos Namorados ocorre apenas no dia 12 de junho no calendário oficial, mas para maioria dos e-commerces brasileiros, sua celebração já começou. O dia dedicado à união dos apaixonados aqui no Brasil se transformou um mar de rosas para o comércio eletrônico. E os números provam que esse relacionamento pode ser duradouro.

Só em 2019, por exemplo, o varejo online movimentou a casa dos 2 bilhões de reais durante a quinzena que antecede a comemoração. Isso representa um crescimento de 24% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com uma pesquisa do Ebit/Nielsen.

Para alegria dos casais e, principalmente, de quem vende na internet, esses números devem aumentar em 2020.

No embalo do crescimento das vendas online impulsionadas pelas medidas de isolamento social promovidas pelo coronavírus, o Dia dos Namorados será a segunda grande data do e-commerce no ano a receber o trafego de novos clientes que só compravam em lojas físicas.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), do começo do ano para cá, o varejo online ganhou mais de 4 milhões de novos clientes. Número mais que suficiente para você preparar a sua loja virtual o quanto antes para atender a esse público.

O Dia dos Namorados do e-commerce no ano passado

Antes de começar a traçar uma estratégia de vendas para seu site ou marketplace, é preciso compreender quais segmentos se destacaram no Dia dos Namorados do ano passado. Do total de 2,2 bilhões de reais movimentados no período de 28 de maio a 11 de junho de 2019, foram 5,7 milhões de pedidos realizados segundo a mesma pesquisa do começo da matéria.

Esses números foram distribuídos nas seguintes categorias:

Perfumaria & Cosméticos (19,9%)
Moda & Acessórios (18,2%)
Casa & Decoração (10,3%)
Eletrodomésticos (9,4%)
Informática (5,9%)
Telefonia & Celulares (4,8%)
Esporte & Lazer (4,1%)
Alimentos & Bebidas (3,8%)
Eletrônicos (3,2%)
Livros (3,1%)

Apesar do grande número de segmentos, alguns deles não devem ter a mesma performance no Dia dos Namorados  no e-commerce deste ano devido a fatores muito importantes relacionados às novas tendências de consumo ocasionadas pelo atual cenário de isolamento social, como veremos a seguir.

O Dia dos Namorados e a pandemia

Assim como aconteceu com o Dia das Mães, o Dia dos Namorados no e-commerce também vai ocorrer. Se comprar presentes em lojas físicas não é uma realidade por conta da pandemia, fazer os tradicionais passeios românticos como jantares, cinema, teatro e outras opções de entretenimento, também estão indisponíveis.

Outra questão relevante para você acreditar no comércio online está no fato das entregas de produtos colaborarem com o isolamento social. O cliente não corre o risco de sair de casa para comprar presente e presentear alguém, o que diminui as chances de contaminação de ambos lados.

Com relação as intenções de compra do público, no Google Trends já é possível ver um aumento significativo nas buscas por opções de presente para o Dia dos Namorados (o resultado detalhado você confere no próximo tópico), o que reafirma a necessidade de investir nessa data.

Principais apostas para o Dia dos Namorados no e-commerce em 2020

Como dito anteriormente, já existe na internet uma certa intenção de compra para o Dia dos Namorados. Houve um crescimento na busca em diversos termos relacionados à data, o que indica quais categorias dever receber maior tráfego no período.

Os termos mais buscados no Google referente ao Dia dos Namorados são:

Tendências de buscas dos Google para o Dia dos Namorados

A porcentagem indica o quanto aumentou as buscas pela palavra em comparação com o período anterior. Já o “Aumento repentino”, indica que o volume de pesquisas do termo aumentou significativamente em mais de 5.000%.

Tudo que você tem que fazer é associar esses termos ao seu sortimento de produtos e separar suas apostas para criar uma campanha atrativa.

Como preparar a sua loja virtual para o Dia dos Namorados

Agora que você já tem uma ideia de quais categorias trabalhar, é hora de colocar a mão na massa e planejar a sua campanha do Dia dos Namorados.

O primeiro passo a ser tomado é saber quais possibilidades a sua plataforma de vendas oferece para ser customizada. Se for a sua própria loja virtual, você terá mais liberdade para inserir banners, alterar backgrounds, criar hotsites e trabalhar com conteúdo multimídia nas páginas dos produtos.

Caso seu canal de vendas seja um marketplace, não fique preocupado. Existem muitas plataformas que oferece opções para o lojista (seller) criar campanhas sazonais. Nos e-commerces da B2W Digital, por exemplo, é possível criar páginas especiais para os produtos que você quer destacar, desenvolver hotsites multimídia para seus lançamentos, além de criar banners personalizados para circular nas homes da Americanas, Shoptime e Submarino.

A BCreative Content é a agência responsável por criar o conteúdo para os sites da B2W Digital. Dê uma olhada no nosso portfólio para conhecer as opções.

Cuidados com o Tom da sua campanha

Por mais que o Dia dos Namorados seja uma ótima oportunidade para vender seus produtos, não se esqueça de que o mundo todo passa por uma terrível pandemia. O momento não é para campanhas agressivas de oportunidade, e sim de solidariedade. A ideia é mostrar que a sua marca entende a situação e quer fazer o possível para que o dia dos apaixonados seja o melhor possível.

Dê preferência a produtos que traduzam esse momento.

Uma dica é investir em kits. Se o Dia dos Namorados celebra a união, nada melhor do que oferecer presentes para o casal. Além de ajudar no planejamento da sua comunicação, isso vai oferecer mais opções econômicas para os clientes.

Outro ponto importante está na utilização de CTAs que remetam às orientações de isolamento social. Elas são válidas, desde que aplicadas de forma natural e suave no texto, sem parecer oportunismo.

Curtiu? Então continue navegando no nosso blog para saber tudo aquilo que é relevante para estratégia de conteúdo da sua loja virtual. Estamos aqui, no Instagram e no Podcast. Fique à vontade para aprender mais na plataforma que preferir e saia na frente 🙂


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