Dicas para e-commerce no inverno
Agência

Inverno 2020: como preparar seu e-commerce para a chegada da estação

Veja algumas dicas e apostas para turbinar o seu site ou marketplace durante a estação mais fria do ano
Compartilhe!

O mês de junho chegou e com ele nos despedimos do primeiro semestre de 2020. Nesses seis meses, o e-commerce teve muitas oportunidades para vender e, a principal delas, está ligada à mudança de hábito do consumidor frente à pandemia que assola o mundo. Muitos que compravam apenas na loja física, passaram a comprar na internet e, assim, transformaram-se em novos clientes virtuais.

Outro ponto relevante para o mês de junho é a chegada do inverno. A estação mais fria do ano também inaugura a nova temporada de vendas para as lojas virtuais. E como toda data sazonal, esse período também é uma ótima oportunidade para vender produtos.

Levantamos alguns dados importantes para você ficar atento e preparar seu e-commerce para chegada do inverno. Confira:

Veja também: Covid-19: números do e-commerce brasileiro

Cuidado com o “inverno brasileiro”

Ainda que o inverno possa representar uma ótima oportunidade para vender produtos, é preciso ter cautela para não investir seus esforços em vão. No Brasil existem, pelo menos, dois fatores que devem ser levados em conta quando falamos em criar estratégias de venda para e-commerce de olho no inverno, como veremos a seguir:

Clima tropical

Há semanas em que a temperatura média de algumas regiões do país atinge máximas que poderiam ser comparadas às temperaturas do verão. Para se ter uma ideia, entre julho e setembro do ano passado, o estado de São Paulo viu o clima mudar dos 8°C para os 35°C, com uma média de 26°C no período.

Por isso, nem sempre é fácil criar campanhas com foco no clima por aqui.

Uma dica importante é monitorar a variação climática para oferece o produto certo na hora certa. O tempo frio deve mudar o comportamento do consumidor aos poucos e terá maior impacto no período em que as mínimas causarem um efeito significativo (veja o gráfico mais à frente), levando a necessidade de compra dos produtos da estação.

Período sazonal

Diferente do que acontece com outras datas sazonais, o inverno não chega a impactar as vendas do e-commerce logo na sua chegada. Por mais que as estações do ano possam ser rotuladas, no Brasil, sua transição não é bem definida.

Como dito anteriormente, haverá picos de frio nos próximos meses e isso pode interferir nos hábitos dos consumidores. As pessoas vão comprar alguma coisa neste inverno, mas não é possível saber quando isso vai acontecer. Por esse motivo, sua campanha deve contemplar todo período, desde o pré-lançamento como os “esquentas”, entre maio e junho, até o final do inverno, em meados de setembro.

Só assim você terá um panorama para preparar alguma estratégia.

Como funciona essa dinâmica?

Para exemplificar com números, pegamos como base um dos períodos mais frios de 2019 no estado de São Paulo para entender quais foram os termos mais pesquisados pelos consumidores na internet.

Na época, as temperaturas caíram para a média dos 8°C pela primeira vez no ano, sendo a primeira frente fira que realmente impactou as pessoas naquele inverno.

Como o inverno interfere nas buscas por produtos no e-commerce

A porcentagem indica o quanto aumentou as buscas pela palavra em comparação com o período anterior. Já o “Aumento repentino”, indica que o volume de pesquisas do termo aumentou significativamente em mais de 5.000%.

Quais os segmentos de e-commerce são os mais buscados no inverno?

Ainda de acordo com o Google Trends, o tempo frio do inverno gera buscas contínuas por algumas categorias. São elas:

  • Cama, mesa e banho
  • Moda e vestuário
  • Eletroeletrônicos
  • Beleza e saúde

Como o tempo frio impede que as pessoas saiam de casa com frequência, itens como “aquecedores para casa”, “cobertores”, “agasalho e roupas de frio”, e “produtos para o cuidado da pele” apresentam um aumento significativo nas buscas do Google.

Qual a melhor estratégia de conteúdo para o e-commerce?

Agora que você já sabe como funciona o comportamento básico de quem compra na internet aqui durante o inverno no Brasil, é hora de aproveitar os termos mais buscados do período e relacioná-los ao seu sortimento para criar apostas assertivas.

Feito isso, basta preparar o terreno para a chegada do público investindo em conteúdo de qualidade nos seus canais de divulgação.

Separamos duas opções que podem servir como um norte para você criar sua estratégia de anuncio dentro da loja virtual. Confira:

Turbine o conteúdo das páginas de produtos

Criar anúncios nas páginas dos produtos do seu e-commerce para esse momento pode parecer um pouco complicado por se tratar de um período sazonal, entretanto, é válido se a sua aposta for assertiva.

Se você tem estoque e sabe que determinado item faz parte dos produtos mais buscados pelos consumidores, vale a pena criar tanto descritivos básicos que expliquem sua funcionalidade, como também elaborar conteúdo multimídia mais detalhados, como as páginas especiais, por exemplo.

Lá, você pode inserir fotos ambientadas, vídeos, textos mais explicativos, gráficos e outros elementos que possam não apenas tirar todas dúvidas de quem os vê, mas também despertar o desejo de compra.

Tudo que você precisa fazer é criar um conteúdo de qualidade.

Caso tenha alguma dúvida sobre como começar, temos um guia que ensina tudo o que você precisa saber sobre a criação de anúncios de produto. Vale a pena conferir!

Hotsite é a melhor aposta

Se otimizar o conteúdo das páginas dos produtos não é uma opção viável, aproveite o momento para investir em outros canais de vendas que permitam explorar suas apostas da melhor forma. Nesse contexto, trabalhar com hotsites pode ser uma ótima opção.

Além do caráter sazonal dessa mídia, ela permite trabalhar com uma enorme variedade de elementos comunicativos como textos, imagens, vídeos e elementos gráficos.

Você pode criar hotsites dentro da sua loja virtual ou do marketplace que está inserido. Aí é só selecionar as principais apostas e definir o tom da campanha. Você pode conferir alguns exemplos de hotsites no site da BCreative Content.

Saiba mais estratégias para criar conteúdo para e-commerce aqui no nosso blog. Separamos diversos artigos com dicas, tutorias e reportagens especiais para te ajudar na criação de anúncios de produto. Aproveite também para conhecer um pouco mais do trabalho da BCreative Content no site da agência e também no Instagram ☃


Compartilhe!