Audiovisual

Como editar as fotos do seu produto no celular

Compartilhe!

Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância que as imagens têm na hora de vender algum produto ou serviço na internet. Nessas ocasiões, fizemos um guia com tudo que você precisa saber sobre fotografia para e-commerce, além de outros tutoriais que podem ser úteis na sua jornada, como o passo a passo para montar um mini estúdio fotográfico em casa usando materiais comuns do dia a dia.

Para aumentar ainda mais suas opções de conteúdo sobre esse assunto, preparamos este passo a passo para você editar as suas fotos de produtos diretamente no celular.

Portanto, se você achava que era necessário fazer grandes investimentos, possuir equipamentos potentes ou ser um profissional de imagem para dar aquele retoque final nas suas fotos, continue rolando a página para ver como é possível caprichar na vitrine utilizando apenas o smartphone.

O aplicativo que usamos no exemplo foi o Snapseed (Android ou IOS), mas você pode utilizar outro aplicativo de edição de sua preferência, desde de que ele possua ferramentas semelhantes.

A importância de tratar as imagens antes de subi-las na vitrine

Para quem trabalha com comércio online, a foto dos produtos tem um papel de grande importância no desempenho das vendas. Um mero detalhe pode fazer com que com que o cliente finalize o pedido ou não.

Em uma loja física, por exemplo, o consumidor tem a oportunidade de ver o produto de perto, pegá-lo na mão e, assim, analisá-lo profundamente. Já na loja virtual, seja em um grande e-commerce ou mesmo em uma rede social, esse contato não é possível. Por isso é preciso recriar essa experiência à distância para que ela chegue o mais próximo daquela vista na loja, e o detalhe das imagens contribuem fortemente com esse objetivo.

Além de contar com uma foto bem tirada, enquadrá-la e tratá-la faz toda a diferença para que o seu cliente consiga saber mais sobre o produto que ele quer comprar. Quando a imagem sai desfocada, com muita ou pouca iluminação, além de outros “problemas” de visualização, é preciso corrigi-los antes de subi-la na vitrine.

Com o Snapseed instalado, vamos fazer essas correções em poucos passos diretamente no celular. Veja como é fácil!

Passo a passo para editar imagens no Snapseed

Como exemplo, vamos usar o caso do vendedor que desejava vender uma luminária de quarto na sua loja no Instagram. Pode parecer simples tirar foto de um produto assim, entretanto, para explorar máximo as qualidades do item, a fotografia precisa de cuidados especiais.

Imagem a ser tratada
Imagem da luminária antes da edição

1 – Instalando o Snapseed

Nosso primeiro passo é escolher qual aplicativo vamos usar para tratar nossa imagem, tanto na Play Store quanto na Apple Store exitem muitos aplicativos com essa finalidade, como adiantamos no começo do artigo, para este exemplo vamos usar o Snapseed.

Com o aplicativo aberto, vamos clicar no + e escolher a imagem que vamos tratar.

2 – Enquadramento

Com a imagem aberta no Snapseed, vamos iniciar o nosso tratamento.

Clicamos em “FERRAMENTA” e vamos em “GIRAR”, agora vamos girar a nossa foto para deixá-la alinhada. Usamos o livro como referência. Não se esqueça que sempre depois de finalizar um efeito devemos clicar no “v” para validar o ajuste.

Clicamos em “FERRAMENTA” e vamos em “CORTAR”. Aqui temos varias opções de corte: 4:3, 5:4, 16:9 e etc. Escolha o que se encaixe melhor no seu projeto. No nosso caso aqui é o quadrado, pois queremos fazer um post pro feed do Instagram para divulgar a luminária. Depois de escolher o formato, podemos aumentar ou diminuir o tamanho do quadrado e posicionar ele na foto.

3 – Brilho e contraste

Vamos em “FERRAMENTA” novamente e clicamos em “AJUSTAR”. Nessa ferramenta temos 7 tipo de ajustes e basta pressionar o dedo na tela e deslizar para baixo ou para cima que ele altera os efeitos a serem editados. Para direita ou esquerda, ele altera os valores.

O primeiro efeito da aba “AJUSTAR IMAGEM” que vamos usar é o BRILHO. Quando o número estiver positivo, iremos aumentar os valores de tons e realce (com foco maior no brilho e fontes de luz da imagem), e quando for negativo, ele aumenta as sombras. No nosso caso, vamos aumentar o brilho em +13 segurando o dedo na tela e arrastando para a direita, para deixar nossa luminária com o brilho mais intenso.

Agora vamos pressionando o dedo na tela e descer para o próximo efeito: CONTRASTE. Nesse ajuste, quanto mais positivo for o valor que colocarmos mais ele escurece a imagem. Quando o valor for negativo, mais claro/lavado fica a imagem. Pressionando o dedo na tela, vamos  arrastar para direita até chegar no valor de +11, deixando nossa imagem um pouco mais escura e o brilho ainda mais intenso.

4 – Saturação e atmosfera

O nosso próximo efeito é SATURAÇÃO. Aqui alteramos a vibração/intensidade das cores. Quanto maior o valor, mais intensa as cores ficam. Quando negativo, vão ficando mais lavadas/fracas. No nosso caso, aumentei a saturação em +31 para aumentar a intensidade das cores.

Agora vamos ao efeito ATMOSFERA. Aqui corrigimos o contraste e saturação de uma vez só. Quanto maior o valor, mais se clareia o preto e escurece o branco. Quando negativo o valor, mais se escurece o preto e mais se clareia o branco.  Nesse caso abaixamos a atmosfera para -11.

5 – Realce e sombra

REALCES: esse efeito altera as partes mais claras da foto, escurecendo ou clareando elas. No nosso caso, deixei o realce em +11 deixando levemente mais intensa as partes claras/de luz.

SOMBRAS: essa opção de tratamento escurece ou clareia só as partes com sombra da foto. Nessa  imagem, deixamos as sombras em -23, para deixa-las mais escuras, dando mais destaque ao brilho da luminária.

6 – Retoques finais

CALOR trabalha com ajustes da imagens para tons mais quentes, alaranjado ou tons mais frios, azulados. Nessa imagem, deixamos o efeito calor com +5 para deixar a luz um pouco mais quente. Depois finalizamos os efeitos clicando no “v” para validar os ajustes.

ANTES E DEPOIS: pressionando o dedo na tela você consegue ver a imagem sem o efeito, tirando a pressão a imagem volta com os efeitos que você aplicou até esse momento.

Com o tratamento finalizado, vamos clicar em exportar e escolher umas das opções… SALVAR, EXPORTAR ou EXPORTAR COMO.

Resultado final

Para finalizar, vale ressaltar que o objetivo desse tratamento foi deixar o nosso post para o insta com cores mais intensas, melhor enquadramento, destacar os atributos que precisam ser ressaltados e suavizar aquilo que carece de destaque, tudo isso sem perder a identidade e o visual original do produto. Esse processo é feito com vários efeitos para não distorcer ou/e pixelizar a imagem, por isso alteramos vários atributos dos efeitos para essa edição da imagem não distorcer a mesma.

Resultado final
Resultado final

 

Curtiu? Confira outras dicas sobre fotografias para e-commerce no nosso blog. Também estamos nos Instagram com um monte de novidades diretamente dos bastidores da agência de um dos maiores Marketplace do país. Passa lá para saber mais!


Compartilhe!
Tags