Dia mundial da Fotografia
Audiovisual

Dia Mundial da Fotografia: entenda por que a data é comemorada no dia 19 de agosto

Compartilhe!

O Dia Mundial da Fotografia é uma das datas mais importantes para quem é apaixonado por fotos. Comemorado no dia 19 de agosto, a data celebra o dia da invenção do Daguerreótipo, um dispositivo feito para capturar imagens que veio a se tornar o percursor das câmeras fotográficas que conhecemos.

Desde sua invenção, foram quase 200 anos de pesquisa e desenvolvimento de técnicas sobre capturas de imagem, o que transformou toda a sociedade e possibilitou, inclusive, o surgimento de milhares de tecnologias tão essenciais para a nosso dia a dia.

Ainda que hoje seja possível conseguir um belo registro fotográfico de uma pessoa ou de objeto de forma simples, lá atrás, em meados do século 18, quando essa máquina foi inventada, capturar uma imagem poderia levar horas, como veremos a seguir.

O surgimento das fotografias

Um dos grandes desafios que pairavam sobre estudiosos oitocentistas era reproduzir a imagem fiel de um objeto sem a interferência de um artista. Para isso, foram desenvolvidas diversas técnicas ao longo daqueles anos, sendo que a primeira delas que deu algum resultado, foi a do cientista francês Joseph Niépce, em 1826.

Chamada de heliografia, sua técnica permitia a captura de imagens utilizando um processo que envolvia uma câmera escura, placas metálicas ionizadas e muitas (muitas mesmo) horas de exposição à luz solar.

O primeiro registro que Niépce conseguiu obter foi da paisagem vista através da janela do seu quarto. Essa imagem demorou aproximadamente 8 horas para ser capturada. Hoje, ela é reconhecida como a primeira fotografia feita pelo homem.

Primeira fotografia feita no mundo
Fonte: Wikipédia

A invenção do Daguerreótipo

Apesar da primeira captura de imagem ter ocorrido em 1826, seu reconhecimento só veio anos mais tarde, em 1839 precisamente, quando Louis Daguerre, outro estudioso francês (e sócio de Niépce) levou para a Academia Francesa de Ciências seu protótipo atualizado daquele visto na heliografia.

Batizado de Daguerreótipo, o equipamento utilizava o mesmo conceito das técnicas de exposição Niépce, porém, com uma fórmula diferente de ionização das placas metálicas.

Por acidente (ao quebrar um termômetro de mercúrio em cima da placa metálica), Daguerre descobriu que o iodeto de prata (solução presente dentro do termômetro) era mais eficiente para a captura de imagens, pois permitia fazer registros mais nítidos com apenas 30 minutos exposição solar.

O Daguerreótipo foi patenteado no dia 19 de agosto daquele ano, inaugurando a era da daguerreotipia. No aniversário desta data, comemoramos o Dia Mundial da Fotografia

Daguerreotipo
Fonte: Wikipédia

A fotografia no e-commerce

Assim como outros tantos setores que se beneficiaram do uso das imagens, o surgimento do e-commerce só foi possível graças à evolução das fotografias. Já falamos diversas vezes por aqui o quanto que a imagem é importante para quem vende algum produto ou serviço na internet.

Como o cliente não pode ver o produto ou tocá-lo, ele precisa de uma ou mais fotografias, ou vídeos, para conhecer o produto e se certificar de que aquele item é o mesmo que ele procura.

Além disso, uma boa imagem também faz parte da estratégia de vendas do seu negócio, pois ela pode ser produzida em contextos planejados para que possa despertar o desejo de compra de quem a vê.

Veja alguns exemplos de fotografias de produtos feitas para as vitrines de itens que são comercializados nos marketplaces da B2W Digital:

Tudo sobre imagem para o seu negócio

Separamos alguns artigos interessantes para você aprimorar as suas técnicas de fotografia e captura de vídeo para vitrine de e-commerce. Vale muito a pena conferir:

Webinar: Fotografia vendedora com a BCreative

Para ajudar vocês nesta empreitada junto às câmeras fotográficas, a B2W Marketplace, em parceria com BCreative Content, agência de conteúdo da B2W Digital, promoveu um webinar completo ensinando tudo o que você precisa saber sobre fotografia de produtos para lojas virtuais.

Com uma hora de duração, você vai entender a importância de uma boa foto no site, conhecer os tipos de fotografia de produtos, saber as etapas de capturas, equipamentos utilizados e, até mesmo, aprender a montar um miniestúdio fotográfico para você fazer belos registros utilizado a câmera do seu celular.

Quem ministra essa aula é a BCreator e supervisora do time de fotografia da agência, Samara Souza. Confira neste link!

Curtiu? Confira outras dicas sobre fotografias para e-commerce no nosso blog. Também estamos nos Instagram com um monte de novidades diretamente dos bastidores da agência de um dos maiores Marketplace do país. Passa lá para saber mais!


Compartilhe!
Tags