Audiovisual

Food styling: saiba a importância desta técnica no meio digital

Compartilhe!

O food styling (“estilo de comida”, em português) está mais presente no nosso dia a dia do que se imagina. Esse conjunto de técnicas de vídeo e fotografia consiste em registrar imagens de pratos de comida de uma forma atrativa para despertar as mais variadas sensações de quem as vê. Sua aplicação ocorre em diversos tipos de produções, como na preparação de um jantar especial, na criação de propagandas de TV ou mesmo em encartes de restaurantes.

O importante é que o alimento tenha uma aparência irresistível e deixe as pessoas com água na boca.

Isso tudo é prova de que a relação que o ser humano tem com a comida vai muito além da nutrição. Com ela é possível criar memórias e se conectar com o outro. Por isso, esse trabalho envolve diferentes áreas do conhecimento, como gastronomia, moda, cultura e comportamento.

Veja também: Revolução na tela: a nova era da produção de vídeo

O que é food styling?

O food styling é uma arte que tem a função de, através dos alimentos, contar uma história, mostrar um modo de vida e despertar desejos. É um trabalho importante e que está em ascensão. Afinal, comida gera sentimentos bons, e sentir-se bem é o que todos buscam.

Os pilares do food styling

Os princípios básicos para uma boa fotografia ou vídeo de comida são:

  • A escolha da paleta de cores, onde todos os elementos devem estar em harmonia para compor o prato;
  • Distribuição e organização da composição por volume, estilo ou cores;
  • Técnicas que valorizem os alimentos/receitas, como suculência, crocância ou maciez.

Existe um profissional de food styling?

Existe! O profissional desta área é o food stylist (“estilista de alimentos” em português), também chamado de produtor de culinária. É um profissional que conhece, reconhece e valoriza ingredientes. Ele também prepara a montagem e a decoração de cada prato, cuida do planejamento das produções, da seleção de insumos (alimentos e bebidas) e dos objetos que compõe a cena.

Produção consciente

Em uma época em que a verdade é exigência, foi-se o tempo em que os produtores de culinária criavam ilusões que transformavam, por exemplo, papelão em hambúrguer. Essas técnicas que eram muito utilizadas estão cada vez mais esquecidas, já que hoje o mercado exige cada vez mais a “comida real”.

Food styling no e-commerce

E não é preciso ir muito longe para dizer o quanto que uma boa produção culinária faz a diferença em uma estratégia de e-commerce. Fotografar ou filmar um conjunto de pratos, panelas, talheres e até mesmo alguns eletroportáteis, com um cenário planejado, mostrando que eles são peças fundamentais para o preparo de pratos suculentos, é fundamental para despertar o desejo de compra do cliente.

Gostou desse artigo? Então compartilhe! Siga-nos no Instagram e clique no menu abaixo para ler mais materiais sobre tendências digitais.


Compartilhe!

Curtiu? Comenta aí!

Escreva aqui...