Audiovisual

Passo a passo para escrever um roteiro de vídeo para e-commerce

Compartilhe!

O vídeo é uma ferramenta poderosa no e-commerce e utilizá-lo como estratégia de conteúdo é uma das grandes tendências do momento. Além da sua função primordial de demonstrar todas as funcionalidades de um determinado produto, um vídeo com um roteiro bem elaborado pode ser usado também para promover o engajamento do público com a marca e influenciar na decisão de compra do consumidor.

E como tudo começa com um planejamento, confira este passo a passo para você preparar um bom roteiro de vídeo para e-commerce e dar um start nessa missão!

Veja também: Revolução na tela: a nova era da produção de vídeo

Determine seu objetivo

Esse primeiro passo é importante para você decidir qual será a mensagem do vídeo. Pergunte a si mesmo: o que vai esclarecer possíveis dúvidas e convencer o consumidor a comprar este determinado produto? Qual estratégia seria melhor, preparar um tutorial de montagem ou mostrar a funcionalidade do produto?

Compreenda o público e os interesses dele para que você faça essa escolha.

Pesquise

Agora que você escolheu o objetivo, vem a parte da pesquisa. Estude o seu produto e vá além do manual. Reúna as fortes características dele, assista a vídeos da concorrência e saiba tudo que é possível realizar com o produto. Dessa forma, você consegue organizar a ordem de importância das informações e destacar algo no roteiro que a concorrência deixou passar.

Escreva seu roteiro de vídeo para e-commerce

Há diferentes formatos de roteiros, só que o mais utilizado no meio audiovisual, principalmente para e-commerces, é o que tem colunas: uma contendo o número da cena, outra que contém a descrição detalhada da ação e uma última para o lettering, que são textos e frases que acompanham cada cena. Caso você opte por locução em off, que nada mais é do que uma narração acompanhando as cenas, você pode acrescentar mais uma coluna e escrever ali as falas do locutor.

É importante não deixar o seu roteiro do vídeo redundante e prolixo. Caso o seu vídeo tenha locução, o lettering nesse caso vai servir apenas para destacar alguma informação importante que o locutor já esteja falando. Agora, se você optar apenas pelo lettering, cuidado para não escrever frases muito longas. Leve em consideração que o telespectador terá que dividir a atenção entre a ação e o que está escrito. Seja sucinto e objetivo!

Dica para um roteiro de vídeo matador

Uma dica boa é colocar o seu produto no ambiente que ele faz parte. Esse contexto vai fazer sentido ao público, passar confiança e ilustrar a experiência de compra.

Cuidado para o vídeo não ficar longo e cansar rapidamente o consumidor. Uma outra dica é você mesmo fazer a leitura do seu roteiro já visualizando na sua mente como ficará em vídeo e cronometrar. Em média, o tempo de duração fica entre 01:00 e 01:30, podendo variar.

Gostou desse passo a passo? Então compartilhe! Siga-nos no Instagram e clique no menu abaixo para ler mais materiais sobre tendências digitais.


Compartilhe!

Curtiu? Comenta aí!

Escreva aqui...