Livros para Designer
Design

Livros para designer: 10 títulos que não podem ficar de fora da sua cabeceira

Fizemos uma lista com alguns livros que podem fazer a diferença na carreira de qualquer designer. Tem dicas de Layout, Design Thinking, Desenho, Cores, Criatividade e muito mais
Compartilhe!

Existem livros que fazem toda diferença na formação profissional de qualquer pessoa e merecem destaque não apenas na estante da casa, mas também na mesa do escritório e, até mesmo, na cabeceira da cama. E com os livros para designer não é diferente. Se você trabalha com design, com certeza já leu alguns títulos que se encaixam nessa descrição.

Além de uma formação sólida, um dos pré-requisitos essenciais desse nicho é ter boas referências e manter-se atualizado constantemente para acompanhar as novas tendências de mercado. Para isso, existem livros para designers que são verdadeiros clássicos e devem fazer parte de qualquer biografia.

Nós preparamos uma lista com os livros essenciais dessa área para você ler e reler o quanto quiser e aumentar ainda mais seu conhecimento. Confira:

Veja também: Design UX: como essa área pode fazer a diferença no seu e-commerce

Design para quem não é designer

Design para quem não é Designer

Apesar da primeira dica ser voltada principalmente para iniciantes da carreira, ela também pode ser uma ótima opção para completar a coleção dos designers mais experientes. Em “Design para quem não é Designer”, todo o universo do design gráfico é desmistificado em uma escrita simples e de fácil compreensão.

Além de trazer um Bê-á-bá dos termos e jargões comuns da área, esse título faz uma boa introdução ao planejamento visual e oferece alguns gatilhos criativos para estimular e direcionar a criação de produtos, mesmo para quem nunca teve contato com design.

Psicologia das cores

A psicologia das cores

Primeira “bíblia” dos designers apresentada neste artigo, o livro “A Psicologia das Cores” traz um guia extenso e bem detalhado sobre a simbologia e os significados que as cores transmitem.

Com um capítulo exclusivo para cada uma das cores mais usadas no dia a dia pelos designers, ele mostra como as tonalidades da paleta influenciam as pessoas no cotidiano, inclusive, como fator determinante para comprar um produto ou se sentir bem com um serviço, por exemplo.

Ao longo das pouco mais de 300 páginas, o título também traz soluções de impressão e combinações cores para proporcionar novos efeitos.

Intuição, ação, criação

Intuição, Ação, Criação: Graphic Design Thinking

Outro título digno de ficar na cabeceira da cama, o livro “Intuição, Ação, Criação” é um guia fundamental que todo mundo precisa ler para colocar as ideias no papel e transformá-las em grandes projetos.

Esse é uma das principais publicações sobre Design Thinking já lançadas e oferece uma leitura completa e bem explicada sobre a filosofia de criação e aplicação da criatividade.

No formato de passo a passo, você vai descobrir como tornar o processo criativo mais ágil e palpável utilizando as skills particulares de cada membro da equipe para definir problemas e encontrar soluções.

Grid - Construção e Desconstrução

Grid. Construção e Desconstrução

Mais uma dica interessante para quem está ingressando na carreira de designer. O livro “Grid. Construção e Desconstrução” oferece uma ótima introdução ao grid tipográfico e com mais de 300 páginas recheadas de conteúdo relacionado ao planejamento geométrico que todo profissional de design deve ter para entender o significado entre os elementos informativos, sejam eles em imagens ou palavras.

Os capítulos dessa publicação são apresentados em duas etapas, sendo cada uma delas com textos dedicados à construção e desconstrução do grid, com comentários e exemplos concretos sobre todas as espécies de manifestações visuais que uma comunicação possa assumir tanto em ambiente físico quanto virtual.

Criar Grids

Criar Grids: 100 Fundamentos de Layout

Ainda falando de Grids, o livro “Criar Grids: 100 Fundamentos de Layout” é um prato cheio para quem deseja imergir mais no assunto.

Como já está explícito no título da publicação, esse livro traz 100 estratégias para você criar layouts incríveis ao dominar técnicas variadas que vão da criação de uma coluna simples, até colunas múltiplas que usam cores, tipos, imagens variadas. Vale a pena conferir!

Design e Tipografia

Design e Tipografia: 100 Fundamentos do Design com Tipos

E como projetar estilo tipográfico para letras também faz parte do escopo dos designers, nada melhor do que contar com a “bíblia da tipografia” de baixo do braço para trabalhar com segurança. O livro “Design e Tipografia: 100 Fundamentos do Design com Tipos” é um outro título que desenvolve de forma exaustiva todas as estratégias que envolvem a criação estilísticas para “Tipos” em geral.

Os seus “100 fundamentos” exploram o estilo visual das letras, das palavras, dos parágrafos e das páginas impressas e digitais, de forma clara e objetiva, utilizando exemplos ilustrados do cotidiano para facilitar o entendimento. É um ótimo guia para ter sempre à disposição.

Design de identidade da marca

Design de Identidade de Marca

Uma das criações mais significativas no universo do design é dar vida a uma marca através de sua identidade visual. Por isso, o livro “Design de Identidade de Marca” reúne nas suas mais de 300 páginas todo conteúdo necessário para você implementar uma identidade de marca de sucesso utilizando dados precisos não só relacionados ao negócio, mas a todo universo que ele atua.

Os capítulos exploram estratégias que vão da análise de marca, passando pela criação do design à sua aplicação, até o lançamento e a administração da identidade. Um excelente título para ser usado como referência para criação de novas marcas e a revitalização de antigas.

Geometria do design

Geometria do design

Cereja do bolo dos livros para designers, “Geometria do Design” é um dos títulos mais importantes desse universo de criação. Nele, a autora Kimberly Elam traz para o debate uma questão que tem sido a grande responsável pelo fracasso de grandes projetos visuais ao redor do mundo, que é a falta de compreensão dos princípios composição geométrica por parte dos designers.

Com uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções, como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, entre outros, o livro mostra a importância de se pensar na criação e resolução de um problema utilizando padrões vistos na natureza e na matemática, sendo uma ótima opção para fugir da literatura acadêmica tradicional.

História do design gráfico

História do Design Gráfico

Outra “bíblia do design” que não poderia ficar de fora desta lista é o livro “História do Design Gráfico”.

Com 720 páginas, o título transporta o leitor em uma viagem temporal para mostrar o surgimento de cada técnica pertencente ao mundo do design até seus desdobramentos mais atuais.

Tudo bem detalhado com exemplos claros, escrita impecável e mais de 1200 imagens inseridas para ilustrar cada momento histórico. Se você deseja dominar o repertório dessa profissão, a leitura deste título é obrigatória.

Design Thinking

Design Thinking

E para fechar essa lista com chave de ouro, selecionamos uma dica mais do que especial para auxiliar qualquer designer em sua jornada. O livro “Design Thinking” escrito pelo próprio Tim Brow, pai da metodologia, é leitura obrigatória para dar fim as ideias antigas e começar a inovar.

Esse título oferece uma leitura mais profunda sobre Design Thinking ao explicar como que um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a criatividade de diversos profissionais pode ser usado para criar projetos viáveis que promovem experiências inovadora para as pessoas.

Assim como na terceira dica que demos neste artigo, neste livro você também encontra uma leitura leve e dinâmica capaz de estimular a criatividade com um passo a passo para converter aquilo que é necessidade em demanda.

Pronto para completar sua coleção?

Saiba mais sobre o universo do design no nosso blog e veja como nossos profissionais de criação encontram inúmeras soluções para os e-commerces da Americanas, Submarino e Shoptime no Intagram da BCreative Content.


Compartilhe!
Tags

Curtiu? Comenta aí!

Escreva aqui...