As melhores ferramentas de SEO para e-commerce
Redação

Veja 5 ferramentas de SEO essenciais para produzir conteúdo para e-commerce

Conheça algumas ferramentas de SEO que podem ser usadas para selecionar os termos mais buscados do seu negócio e, assim, atrair mais tráfego para sua loja virtual
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Se você quer planejar uma estratégia de conteúdo para e-commerce, saiba que existem muitos pontos importantes que devem ser levados em conta antes de dar os primeiros passos. Um deles, e talvez o mais importante, é saber trabalhar com ferramentas de SEO. Além de serem fundamentais para otimizar a interface da sua loja virtual e indexá-la nos buscadores da internet, elas oferecem ótimos insumos para a criação dos anúncios de produto.

Com poucos cliques, por exemplo, essas ferramentas permitem obter dados precisos como que tipo de palavra-chave é a mais adequada para o seu negócio, quais termos são os mais buscados no momento, qual o desempenho do seu site frente aos concorrentes, quais backlinks estão direcionando para sua página, além de outras tantas funções relacionadas à performance da loja.

Existem diversos serviços do tipo disponíveis na internet, alguns, inclusive, de forma gratuita. Tudo que você precisa fazer é definir qual parte do seu site deseja otimizar e começar a sua pesquisa.
Separamos algumas das principais ferramentas de análise SEO para você conhecer e, enfim, dar os primeiros passos na sua estratégia. Confira:

5 ferramentas de SEO para usar agora mesmo

Como dito anteriormente, conhecer as boas práticas de SEO é fundamental para criar conteúdo de qualidade para e-commerce e estar a par das melhores ferramentas de análise é o ponto de partida para começar a produzir.

Ainda que SEO possa parecer um bicho de sete cabeças, com essas ferramentas intuitivas e de fácil uso, você descobrirá aos poucos como funciona esse universo. Cada uma delas oferece insights diferentes para aplicar no seu site. Caso tenha dúvida sobre como usá-las para criar algum conteúdo, temos um guia que explica como aplicar técnicas de otimização nos descritivos das páginas de produto. Vale a pena conferir!

Agora sim, veja as melhores opções disponíveis na internet:

Ubersuggest

O Ubersuggest é umas das ferramentas gratuitas mais usadas para procurar palavras-chave relevantes. Adquirida há três anos pelo guru de SEO, Neil Patel, ela se transformou em uma grande aliada de quem trabalha com marketing digital.
Além de buscar pelos termos mais pesquisados dentro do tema que você deseja, hoje, ela oferece uma visão geral do seu site ou dos concorrentes, trazendo informações precisas de tráfego, links e, até mesmo, ideias de conteúdo para trabalhar.

Recentemente foi implementado uma função de auditoria de domínio, onde é possível saber como anda a saúde de SEO do site.

Para usar a ferramenta é muito simples. Basta digitar o termo ou o link que deseja pesquisar, que ela retorna com todas as informações. No caso das palavras-chave, ela informa o volume de busca mensal, o custo por clique do termo e o nível de competição que essa palavra tem comparado aos concorrentes, seja ele para anúncios pagos ou pesquisa orgânica.

O plano gratuito oferece um número limitado de buscas diárias, entretanto, você pode fazer upgrade e ter acesso ilimitado da ferramenta.

Answer the Public

Outra ferramenta de SEO gratuita muito utilizada para criar conteúdo para e-commerce é o Answer the Public. Com foco totalmente diferente da ferramenta anterior, seu serviço principal é descobrir quais sãos as principais perguntas ou indagações que as pessoas fariam sobre determinado termo.

Basta você digitar uma palavra-chave no seu buscador, que ela trará uma lista extensa com “por quês”, “quais” e outras questões relevantes para criação de conteúdo.
Um exemplo prático pode ser visto quando buscamos pela palavra “chocolate”.

Como pesquisar no Answer the Public

A ferramenta nos devolve mais de 80 questões relacionadas ao termo. Além disso, ela é capaz de selecionar nuanças que podem abranger a palavra-chave como comparações: “chocolate ou flores”, “chocolate x café”, “chocolate e creme de leite”, e assim por diante. E até mesmo indagações com uso de preposições: “como fazer chocolate”, “chocolate para fondue”, “chocolate com pimenta”, entre outras.

Apesar da gratuidade, o número de pesquisas diário é limitado. Assim como o Ubersuggest, é possível pagar um plano mensal para usufruir de todas as funções de forma ilimitada.

Google Trends

Já que grande parte das boas práticas de SEO foram pensadas para operar com os algoritmos dos buscadores da internet, nada melhor do que descobrir quais são os melhores termos para sua pesquisa usando uma ferramenta do Google: o Google Trends.

Totalmente gratuito, ela é capaz de fornecer as principais tendências de busca sobre determinada palavra-chave. Basta digitar uma palavra no seu buscador, que ela trará um gráfico mostrando a frequência que os usuários do Google pesquisam pelo termo no período desejado.

Para complementar a busca, o Google Trends ainda traz um gráfico que mostra qual região do país aquele termo está sendo buscado, além de uma lista com outras palavras relacionadas ao termo que também tiveram aumento nas buscas.

Você pode usá-lo também para comparar tendências de busca, como veremos no exemplo a seguir:

Parece que as “namoradas” vão receber menos presentes neste “Dia dos Namorados” 🙁

 

Moz Bar

É verdade que o Moz Analytics é uma ferramenta de SEO muito conhecida e utilizada no mundo do marketing digital, entretanto, para esta ocasião, trouxemos como exemplo apenas sua extensão para navegadores: o Moz Bar.

Como dito acima, o Moz bar é uma ferramenta que pode ser instalada nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox de forma gratuita, e seu intuito principal é ajudar na análise de métricas e dados relacionados ao SEO do site que você está navegando.

Assim que ele estiver ativo no navegador, basta acessar alguma página da internet que ele mostrará informações dos elementos on-page (URL, título, meta-description, meta-keywords, etc.) sobre ela, demonstrará a dificuldade para ranquear uma determinada palavra-chave frente a ela, trará highlights para inserção de CTAs, palavras-chaves ou links, entre outras funções. Vale a pena experimentar!

SEMrush

Única opção paga da lista, o SEMrush é a ferramenta para análise de SEO mais completa que existe, por isso não poderia ficar de fora. Além de trazer métricas precisas sobre palavras-chave, ela é capaz de melhorar a competitividade do seu site por meio de ações de otimização inteligentes.

Com ele, você pode fazer uma auditoria completa do seu e-commerce para saber em quais elementos de SEO você está perdendo para um ou mais concorrentes.

Aí, o SEMrush traz um conglomerado de funções que vão desde a análise de tráfego, passando por backlinks, pesquisa paga e orgânica, monitoramento de marca e mídias sociais, até avaliação do desempenho do site, mostrando o que deveria ser feito para você obter melhores resultados.

Pronto para iniciar a sua estratégia de conteúdo? Escolha uma destas ferramentas ou trabalhe com todas em conjunto para obter novos resultados. Continue navegando pelo nosso blog para saber mais dicas de SEO e outros assuntos. Ah, conheça também nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo do e-commerce.


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