Dicas para a Black Friday 2020
Tendência

5 dicas para você arrasar nesta Black Friday

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O mês de novembro já está chegando e com ele vem uma das datas mais esperadas do ano pelos e-commerces: a Black Friday.

Comemorada no dia 27 de novembro, a “Black”, como é popularmente chamada por aqui, deverá exigir um pouco mais dos comerciantes neste ano. Além de promover a tradicional enxurrada de ofertas e promoções do período, será preciso também preparar o terreno para o cenário pandêmico que assola o mundo desde meados de março, quando as medidas de isolamento social entraram em vigor.

Se antes as expectativas para a data já eram grandes, agora, com sua proximidade, os ânimos estão à flor da pele. Isso, porque o número de usuários que passaram a comprar na internet durante o período aumentou exponencialmente. E essa mudança de comportamento tem deixado muitos comerciantes animados com uma possível alta nas vendas.
Além disso, para uma parcela desses comerciantes, essa será a primeira oportunidade para participar de uma Black Friday em ambiente virtual. O processo de transformação digital que antes era visto como salvador do negócio, acabou evoluindo e se transformou em um novo meio para captar recursos.

Entretanto, mesmo com tantos ingredientes positivos para Black deste ano ser promissora, todo cuidado é pouco. Em tempos de crise, as pessoas costumam ser mais receosas com gastos. Por isso, nós separamos algumas dicas para Black Friday que vão ajudar seu e-commerce a aproveitar as melhores oportunidades de vendas quando a grande data chegar. Confira:

1 – Capriche na sua campanha

Não é preciso ser um especialista em vendas para entender como a Black Friday se tornou uma data tão relevante no mundo todo. Graças a uma combinação que envolve grandes players do varejo e uma campanha massiva de promoções e preços competitivos, a data cresceu ano após ano, superando, inclusive, o natal como período de maior pico de vendas no ano.

Como a cultura da Black já está enraizada na mente das pessoas, tudo que você tem que fazer é criar uma boa campanha para promover a participação do seu negócio no evento. Isso não significa que você deva focar apenas na divulgação, mas também em estratégias de preços, entrega e fidelização. Afinal, esses são os itens de maior interesse do público que espera o ano todo para aproveitar uma boa promoção.

Sendo assim, prepare suas apostas com antecedência para que elas sejam oferecidas com um valor competitivo, tanto na precificação do produto quanto no serviço de frete. Use e abuse da criatividade para se comunicar com seu público nesta reta final, dando “spoilers” do que está por vir para despertar a ansiedade e gerar engajamento.

2 – Priorize seu estoque

De nada adianta promoções atraentes sem produtos para entrega. Um dos grandes erros de quem trabalha com projeções de venda, é achar que o cliente vai aceitar novos prazos de entrega porque você vendeu mais do tinha para oferecer.
Além do cancelamento da compra, isso pode se transformar em uma bola de neve gigantesca de reclamações no seu SAC e na internet.

Deixe as melhores ofertas para as apostas que você tem de sobra no estoque. Isso não só garante a saída de boa parte desses produtos, como também deixará seus clientes satisfeitos com a compra. Na hora de ofertar produtos de baixo volume, lembre-se de alertar na campanha sua quantidade disponível no estoque para não frustrar as expectativas de quem comprá-los.

3 – Mostre empatia a todo instante

Existem muitos adjetivos que podem ser usados para definir a Black Friday de 2020, mas termos festivos podem não cair tão bem quanto fora nos anos anteriores.

Como falamos no começo deste artigo, o mundo ainda passar por uma terrível pandemia, o que tem levado as pessoas a direcionarem seus gastos apenas com despesas essenciais.

Por isso, seja solidário na hora de bolar sua campanha. Tenha empatia na comunicação e mostre que os preços baixos são ótimas oportunidades para comprar aquilo que não foi possível adquirir ao longo do ano.

4 – Foco no conteúdo

E já que seus produtos serão expostos a um número muito grande de pessoas, faça o possível para deixar o terreno pronto para impactar positivamente o público. É verdade que o número de itens que você pode otimizar são enormes, mas foque principalmente no conteúdo das páginas de produto.

Eles são seus “vendedores na internet” e responsáveis por boa parte das decisões que são tomadas pelo cliente na hora de finalizar a compra.

Faça check-in dos títulos e descritivos das suas principais apostas e certifique-se de que tudo que está ali seja verídico e esteja bem-dito. Isso vai diminuir os problemas que você tem com logística reversa e garantir a satisfação do cliente que vai receber aquilo que ele espera receber.

5 – Esteja presente em todos os lugares

Foi-se o tempo que vender na internet se limitava a colocar o produto na vitrine e aguardar para que o cliente o encontre. O site, a plataforma pela qual ocorre venda do produto, é apenas mais um canal que você tem a disposição para trabalhar sua campanha.

Faça com que a Black Friday deste ano ocorra aonde seu público está. Pode ser no computador, no celular ou nos aplicativos de redes sociais favoritos dele. Além dos anúncios no Google, faça também campanhas no Facebook, Instagram ou outras redes do interesse do seu público.

Certifique-se de que sua plataforma mobile esteja funcionando perfeitamente. Assim como nos anos anteriores, a tendência é que a maioria do trafego da Black Friday deste ano venha de dispositivos móveis.
A pandemia forçou a transformação digital de diversos negócios, mostrando, inclusive, o poder de conversão de algumas ferramentas digitais, com é o caso do WhatsApp, por exemplo.

Se possível, abra um canal de atendimento nesse aplicativo para estreitar o relacionamento com seu público.

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