Tendência

Como explorar o Instagram e o stories na jornada de consumo

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Você já parou para pensar quantas vezes por dia acessa o Instagram? Seja para se informar ou relaxar um pouco assistindo os Stories de pessoas e marcas que segue, a rede social consegue ser “au concour” entre todos os públicos. E se existe um lugar que uma marca precisa estar, para fortalecer o seu branding, agregar valor aos seus produtos e ganhar credibilidade no mercado é lá. Depois de participar da palestra da Silvia Ramazotti, Product Marketing Manager do Facebook, no 10º Fórum E-commerce Brasil, tivemos muitos insights sobre como explorar a rede social na jornada de consumo do cliente. Quer ver?

Veja também: Podcast BCreative #02: digital influencer

Conectados 24 horas?

Diferente do que as pessoas pensam por conta do uso dos smartphones, a média de permanência da uma pessoa na internet é de três horas, desbloqueando a sua tela por até 80 vezes.

Só os jovens acessam o Instagram?

Ao contrário do que se imagina, a alta reincidência de acessos na plataforma não se restringe apenas à geração Z. Segundo dados levantados pelo Facebook Brasil, o percentual de retorno é de:

  • 25 a 34 anos – 68%;
  • 35 a 44 anos – 54%;
  • 45 a 54 anos – 46%;
  • Mais de 55 anos – 37%

Um dado que chama a atenção é a curva de acesso ao aplicativo que cresce cada vez mais entre as pessoas mais velhas. O interessante aqui é perceber que o Instagram é uma rede social democrática, que consegue unir várias gerações em um único ambiente.

Principais assuntos

Ao priorizar determinado conteúdo, o usuário considera publicações que os envolva e os informe. Os principais interesses no IG são viagens, música, comida e bebida, filmes, moda, notícias, tecnologia, saúde e fitness, cosméticos e esportes. Quando se fala nas motivações que levam as pessoas a acessarem a plataforma, a divisão fica assim:

  • 78% interagem com celebridades;
  • 72% interagem com influenciadores;
  • 73% acompanham marcas;
  • 71% acompanham tendências.

E qual o peso dos perfis de marcas presentes na rede social?

Os perfis presentes no Instagram funcionam como uma grande vitrine, possibilitando aos usuários acompanhar novas tendências (65%), lançamentos de produtos e serviços (58%), “preview” de eventos/ lançamento de produtos (57%); produtos ou serviços de grandes marcas (56%) e ofertas ou promoções especiais (56%).

Os usuários, quando são impactados por algum tipo de conteúdo, seja ele orgânico ou patrocinado, geralmente realizam algum tipo de interação, seja seguir a marca, visitar o site ou mesmo realizar a compra on-line.

Em compras on ou off-line, o Instagram é uma uma importante ferramenta de pesquisa para possíveis conversões de leads. 82% das pessoas afirmam que pesquisaram mais informações na plataforma, 69% visitaram o aplicativo ou site da loja via perfil da marca e 42% após finalizarem suas pesquisas visitaram as lojas físicas.

Mas… E os Stories?

Como deixar a bola da vez de fora destes insights? Não há como! Na era do conteúdo real time, os vídeos para consumo instantâneo e interativo caíram no gosto dos usuários. Mas por que eles são tão usados pelas marcas?

73% das pessoas acham esta funcionalidade do Instagram uma ótima forma de conhecer novos produtos e serviços, enquanto 69% dos entrevistados se interessaram mais pela marca. Dos 65% de pessoas impactadas pelo anúncio nos Stories, 54% acessaram a loja virtual e finalizaram a compra.

Nos Stories das redes sociais e serviços mensageiros pertencentes ao Facebook, 58% das pessoas esperam ser impactadas com ofertas especiais e promoções, 58% esperam mensagens de fácil entendimento, 49% dicas e conselhos e, por último, 48% lançamento de novos produtos.

O que levar para a sua empresa com esses insights?

Uma marca que busca relevância dentro do ambiente em que atua precisa possuir um perfil ativo dentro do Instagram. Através dele é possível – com o tráfego orgânico (sem investimento de $$) – aumentar a sua presença, conectando-se com a comunidade de seguidores e aumentando a credibilidade da marca. Já o tráfego patrocinado – (com investimento de $$) é possível atingir novos públicos que não seguem o perfil, transmitir a mensagem da marca e otimizar publicações focadas em fins comerciais.

O funil da plataforma é um ciclo e um eterno reconhecimento, consideração, transação, retenção e apoio. É importante aproveitar todas as oportunidades para fidelizar seguidores e transformá-los em fãs. Afinal, já dizia um dos maiores comunicadores da história, Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”.

Gostou? Então continue de olho no nosso blog para saber mais sobre as tendências do mundo do marketing digital. Aproveite e siga o Instagram da BCreative e confira também nosso Podcast para não perder nenhuma novidade!


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