Dia do Publicitário
Tendência

Dia do Publicitário: saiba por que a data é comemorada no dia 1 de fevereiro

Compartilhe!

O Dia do Publicitário é comemorado no dia 1º de fevereiro aqui no Brasil, pois foi nesta mesma data, em 1996, que o Decreto de Lei n° 57.690, que instaura a profissão no país, foi homologado. A partir deste dia, todos os profissionais que utilizam técnicas de comunicação para tornar um determinado negócio mais lucrativo ou reconhecido passaram a se beneficiar das leis trabalhistas como tantas outras profissões regulamentadas.

Apesar do reconhecimento da categoria ser recente, o profissional de propaganda já vem atuando no mercado brasileiro há muito mais tempo. É possível ver a publicidade presente em profissões como as de mascates, tropeiros e ambulantes, por exemplo, desde a época do Brasil Império.

As técnicas de vendas que esses profissionais utilizavam para valorizar seus produtos e conquistar sua clientela foram determinantes não só para o sucesso de seus respectivos negócios, mas também para moldar o escopo do publicitário brasileiro, tornando-o único e um dos mais criativos e eficientes do mundo.

Panorama da publicidade no Brasil

Falar que o publicitário brasileiro é um dos mais criativos do mundo não é exagero. Há anos, nossos profissionais são reconhecidos com prêmios nacionais e internacionais em grande escala. Só no Cannes Lion (maior festival de publicidade do mundo), por exemplo, foi contabilizada uma média de 90 estatuetas por ano de 2018 para cá.

E a fonte desse sucesso não é nenhum segredo que se deva guardar a sete chaves.

Há quem diga que criatividade dos publicitários daqui parta do “jeitinho brasileiro” em resolver problemas, mas o real motivo é que a Publicidade e Propaganda no Brasil se estruturou rapidamente no mercado brasileiro, principalmente no último século.

Com a percepção do mercado cada vez mais ampla sobre os benefícios da divulgação de seus produtos, serviços ou mesmo da marca de forma estratégica, diversos profissionais de diferentes áreas enxergaram uma oportunidade de se tornarem “criativos” e atenderem essa nova demanda.

É daí que surge o boom das agências de publicidades, com cargos para publicitários de criação, atendimento, mídia, marketing, pesquisas, até o mais recente social mídia.

O Dia do Publicitário nos e-commerces

Os e-commerces como conhecemos hoje só existem graças à visão da publicidade. Conforme as demandas de consumo foram aumentando com o passar do tempo, as lojas tradicionais precisaram migrar para o digital para continuar crescendo.

Pense agora em uma marca tradicional qualquer que deseja vender seus produtos na internet em um mundo onde a própria internet é um ambiente suspeito para qualquer pessoal.

Uma situação complicada, principalmente em um país como o Brasil, não é mesmo?

Convencer esse público a gastar seu “suado” dinheiro em um produto que ele não pode ver, nem tocar, nem levar para casa no ato da compra, é um desafio que precisava ser superado.

E foi a publicidade que viabilizou o negócio de vendas online graças ao seu alto poder persuasivo.

Hoje, há publicitários atuando em diversas frentes dentro de um e-commerce, seja na elaboração das campanhas de vendas, na criação de estratégias de marketing, divulgação nas redes sociais e criação de conteúdo para os site.

A BCreative Content, por exemplo, é uma agência de publicidade focada na criação de conteúdo estratégico para os e-commerces da B2W Digital. Diariamente, nossos profissionais criam páginas especiais de produtos, vitrines fotográficas, vídeos promocionais, hotsites de campanhas, lojas personalizadas e uma série de outros produtos publicitários que ajudam a promover os serviços dos sites Americanas, Submarino e Shoptime.

Veja também: Venda experiência, não produtos: boas práticas que vão ajudar você a atrair novos consumidores

Curtiu? Então continue navegando no blog para saber mais sobre as publicidade para o mundo do e-commerce. Ah, aproveita e segue lá o @bcreative.360 no Instagram e veja como o conteúdo pode fazer a diferença na sua estratégia digital.


Compartilhe!